sábado, 19 de janeiro de 2008

Imposto é bom

Acredito que muitos iniciaram a sua leitura pelo (que pode parecer) intrigante título. Na verdade eu acredito nisso: Imposto é (muito) bom.

Os problemas que vejo com a cobrança de impostos no Brasil são os seguintes: Altas taxas (uma das mais altas do mundo); Número exagerado de impostos (alta burocracia); Falta de clareza onde os mesmos são gastos (falta informação sobre os gastos públicos de forma fácil e clara para os contribuintes); Injustiça na cobrança (muitos sonegam); Desonestidade no seu uso (Falta de um mecanismo justo para punir aqueles que se apropriam do que é público)

Sem impostos não poderíamos dispor dos equipamentos públicos. Sem impostos não poderíamos gozar de uma infra-estrutura mínima que nos permitisse ter o mínimo de conforto. Não poderíamos gozar de uma educação de qualidade. Não poderíamos usufruir de uma saúde de referência. Sem impostos não poderíamos sonhar com um país melhor.

Então, se não podemos viver sem pagar imposto, porque ele é bom, e ficamos tristes em pagar porque ele é recolhido e gasto de forma injusta, o que devemos fazer?

Deveremos monitorar melhor aqueles que gastam o nosso dinheiro (impostos), penalizar com os nossos votos aqueles que se utilizam dele de forma desonesta e denunciar os agentes privados que sonegam.

Lembre-se que ROUBA MAIS FAZ não deve ser jamais um motivo para se votar em alguém.

Você não quer ser roubado e nem quer que esses ladrões sirvam de exemplo para os seus filhos. Fazer é obrigação daqueles que pagamos como o nosso dinheiro (impostos) para fazer e honestidade é um princípio que não se negocia!

É importante ressaltar que ladrão não é só o agente público que se utiliza dos bens públicos ao seu favor. Ladrão ou no mínimo cúmplice é também aquele que participa de negócios onde o dinheiro público é desrespeitado e surrupiado.

Paguemos os nossos impostos e sejamos felizes!