Recebi a seguinte notícia:
Em 13 anos de concessão, a NovaDutra realizou investimentos de aproximadamente R$ 2,4 bilhões em modernização. Construiu pistas marginais, terceiras faixas, pontes, viadutos e passarelas. Além de realizar uma série de melhoramentos como a recuperação da pavimentação, instalação de barreiras de concreto no canteiro central e sinalização melhor e mais moderna.
(DCI - de olho na notícia - 31/07/09 - 00:00 > ESTADOS E MUNICÍPIOS).
Apergunta que gostaria de fazer é:
Para que a NovaDutra fizesse um investimento de R$2,4 billões, quanto será que ela faturou nesse mesmo período?
Eu particularmente gosto MUITO da ideia dos investimentos público/privados desde que os ganhos sejam compatíveis e o poder público (leia-se: nosso dinheiro) não necessite fazer o investimento inicial e deixar o privado apenas fazer a manutenção e faturar trilhões as nossas custas.
Sou favorável ao modelo aplicado por muitos países onde o poder público, ao detetar uma necessidade, oferece a "possibilidade" para que o capital privado apresente uma proposta de investimento inicial e de faturamento durante o período de concessão. Nesse caso o poder público entra apenas com a fiscalização garantindo que a especificação "TÉCNICA" seja aplicada sem excessão. Isso sim que é parceria público/privada. Não entregar apenas o "filé" depois que o nosso dinheiro já foi gasto... o que recebemos de volta por esse investimento? Nada claro, porque até para usar esse nosso investimento temos que pagar preços abusivos (vejam o que serviços similares cobram no mundo e comparem com o que pagamos).
Bem... pelo menos estamos no caminho correto, embora ainda devemos passar por muitos muitos anos até que os habitantes do Brasil se tornem verdadeiramente cidadãos e comecem a exercer a sua cidadania cobrando, sem se esquecer dos seus deveres, os seus direitos.