quarta-feira, 31 de julho de 2013

Reportagem flagra descaso médico repugnante na rede pública (SBT)



Claro que os doutores vão embora... Infelizmente eles não tem nada o que fazer. Coitados... Eu tenho muita pena deles, você também?!

As filas quilométricas de quem necessita atendimento nos hospitais públicos são apenas imaginação da nossa cabeça...

Para que esse tal de programa do governo federal Mais Médico?

Afinal de contas segundo a OMS e outros organismos nacionais e internacionais afirmam que no Brasil tem médicos demais...

Sim, é verdade, concordo, mas dá uma olhadinha na qualidade deles...
Eles nem têm nada o que fazer...

Nosso suado dinheiro pagos em impostos sendo jogados na lixeira...

Será que eles são atuantes nos seus Sindicatos e participam de greve por melhores salários? Por hospitais padrão FIFA? Melhores condições de trabalho? Essas são perguntas que não querem calar.

Será que alguém ainda acha que devemos investir num sistema desse?
Temos que investir é numa gestão mais profissional dos nossos hospitais. Isso sim!


http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/reportagem-revela-descaso-medico-na-rede-publica.html

sábado, 20 de julho de 2013

Alexandre Garcia, me permita discordar...

Como funcionário público da saúde que um dia fui, posso dizer com toda a certeza:

Antes de "mais fundos" para a saúde pública, assim como a educação pública e a segurança pública o que necessitamos são de bons gestores honestos...

Sem colocar nenhum centavo a mais, que por sinal sai dos muitos impostos que recolhemos ao governo todos os dias, poderíamos dar um salto de grande qualidade em todos os serviços públicos, inclusive a saúde, se tivéssemos gestores competentes e honestos.

Sinto calafrios quando ouço falar de mais investimentos, mais dinheiro para isso e aquilo...
Quem vai pagar a conta somos você e eu...

E os ralos por onde corre os recursos de hoje, passarão rios caudalosos de recursos em direção ao lixo.

Se faltam luvas do tamanho correto, etc, não foi a falta de recursos que gerou isso, mas a compra mal feita, mal dimensionada e não raras as vezes muito mais caras que no mercado privado.

A falta de um bom diagnostico leva a um remédio que além de não resolver o problema do paciente, poderá trazer efeitos colaterais que no fim o matarão. 

Defendo e defenderei sempre que o problema dos nossos serviços públicos passa antes de tudo pela gestão incompetente e não pela falta de investimentos!!!


Siga o seguinte link para ver e ouvir a reportagem do Alexandre Garcia durante o BOM DIA BRASIL da Rede Globo que trata do assunto que motivou essa postagem nesse blog.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Saúde no Brasil.... Novamente!

Que a Saúde no Brasil é sofrível todos sabemos. Que nem mesmos os profissionais de saúde, responsáveis pela gestão e operação do sistema de saúde público se utilizam dele, a não se para se beneficiar de forma irregular desviando medicamentos, outros itens de consumo e promovendo licitações fraudulentas.

A pergunta é a quem interessa que esse sistema de saúde público não funcione? Acho que o programa MAIS MÉDICOS está longe de ser ideal, mas é alguma iniciativa na direção de se resolver algo que vem se arrastando por décadas. Alguém se habilita a trazer alguma sugestão?

Com toda a certeza a solução desse problema crônico do sistema de saúde passa longe da sabotagem que alguns criminosos estão promovendo para desestabilizar o processo (veja o link abaixo).

Vivemos num país democrático onde todos podem participar apresentando as suas idéias. Os médicos que conhecem a fundo os problemas da saúde pública porque até o dia de hoje não procuraram participar trazendo sugestões para fazer do nosso sistema de saúde um exemplo no mundo?

Notem que desde o Ministro da Saúde até o Diretor de um departamento dentro de um hospital ou um pequeno centro de saúdem são médicos, então o que está faltando? Força os médicos têm, afinal de contas todos os setores chave e estratégicos da saúde do Brasil está na mão dos médicos.

Notem que não sou contra médicos, pois na minha família ou somos médicos ou somos engenheiros.... São os médicos que procuro para me tratar, são médicos os meus clientes, muitos médicos são meus amigos pessoais, muitos médicos que conheço são extremamente competentes e profissionais, portanto no balanço final estou mais envolvido com os médicos que outras profissões, mas infelizmente não posso deixar de criticar aqueles que estão em posição de destaque na sociedade e não cumprem com o seu papel constitucional.

Vi médicos gritando e atrapalhando o trânsito, transgredindo a Constituição Federal no nosso direito de ir e vir, para protestar contra o programa MAIS MÉDICOS.

Nunca vi, em nenhum momento, os médicos se revoltarem com os maus colegas que se utilizando de dedos de silicone estavam fraudando o serviço de saúde para receber salários sem trabalhar. Seria redundante dizer que você e eu pagamos para eles façam o seu trabalho com os impostos abusivos que pagamos cada dia?  Você concorda que eles estão nos roubando também? Poderemos chama-los de médicos corruptos? Pois é... alguém se revoltou?! Não? Triste não é mesmo?

Ainda defendo o meu ponto de vista que para melhorar a saúde no Brasil não necessitamos nenhum um centavo a mais. O bordão que muitos defendem e falam aos quatro ventos de que necessitamos de maior investimento na saúde, demonstram total desconhecimento do sistema. 

O Brasil, sem qualquer investimento a mais daria um salto de qualidade expressivo se a gestão fosse profissionalizada e a honestidade fosse melhor fiscalizada.

Poderia ficar aqui escrevendo, escrevendo, mas não vale a pena. A minha mensagem foi deixada. Espero que essas linhas sejam lidas por pessoas que se despindo de preconceitos reflitam sobre o assunto.