Prezado Urbanista Paulo Zimbres,
Não sou arquiteto nem urbanista, sou simplesmente um morador de Águas Claras! Posso não entender de urbanismo, mas entendo de viver bem.
Todos os dias fico triste em um dia ter investido aqui.
É uma pena que não tenhamos em Águas Claras um plano piloto (Brasília) melhorado.
Acho que o desenho do urbanista Lúcio Costa é digno de cópia e porque não dizer copiar melhorando afinal de contas Brasília para mim é um exemplo de cidade. Morei lá quase toda a minha vida e convivo com aquele traçado todos os dias ao ir ao meu escritório no setor de autarquias sul.
Infelizmente prezado urbanista esse e-mail não é de elogio, gostaria que fosse mais não é!
Embora more em Águas Claras há quase 4 anos eu não consigo achar um endereço facilmente...
Alguns amigos moram em quadras, outros em ruas outros em lotes, para mim uma bagunça.
Em Brasília, de posse de um endereço, saberei, não só chegar lá sem necessidade de perguntar a ninguém, como escolher o melhor caminho, sem nunca ter ido lá antes.
Isso sim é uma cidade cartesiana moderníssima apesar dos seus 50 anos.
Isso sim é que é um traçado urbanístico inteligente.
Águas Claras por sua vez é uma cidade com menos de 9 anos e que já está insuportável, é certo que ela por um lado está descaracterizada com a mudança arbitrária dos gabaritos dos prédios de 12 andares para 40, 50, 100... sei lá quantos mais, promovido pelo grande destruidor de Brasília o Excelentíssimo Sr. ex-governador, ex-Senador, e outros “ex” mais... Joaquim Domingos Roriz.
Mas por outro lado as características inerentes de seu projeto urbanísticos como as vias públicas de transito são insuportáveis. Os lotes para a construção de prédios estão à beira das ruas e avenidas não deixando a possibilidade de uma expansão ou alargamentos futuros (para corrigir erros do projeto inicial).
Ruas e avenidas se cruzando sem que fossem usados equipamentos tão bem resolvidos em Brasília que são as rotatórias, tesourinhas, etc. obrigando a instalação de semáforos e quebra-molas (que são soluções burras, caras e antiquadas, mas as únicas soluções possíveis).
As duas Boulevards com seu traçado sinuoso, perigoso e cruzando uma série de vezes outras vias (sem os equipamentos já falados antes) são fontes de acidentes intermináveis.
E mais... onde estão as áreas verdes que estava acostumado em ter em Brasília?
Nada disso temos em Águas Claras.
É uma pena Sr. Arquiteto e Urbanista Paulo Zimbres que o senhor teve nas mão um espaço virgem, pronto para receber os seus traçados e não tenha feito uma Brasília melhorada, mas uma cidade desorganizada e de péssima qualidade de vida para os seus moradores.
2 comentários:
É importante informar que a urbanização de Águas Claras não levou em consideração aos muitas nascentes que foram "drenadas" e que causam problemas, não só a natureza como a vida de quam mora aqui... Esse é um exemplo de como uma cidade não deve ser feita! Se eu fosse o hurbanista responsável pela mesma me sentiria envergonhado!
Hurbanista???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Você não tem moral pra falar de um dos melhores lugares pra se morar no DF, onde temos tudo perto (Escolas, farmácias, padarias, restaurantes), segurança de condomínios fechados com aréas de lazer completas e vários outros (e muitos) pontos positivos da nossa cidade. Você deveria se envergonhar de citar apenas os pontos negativos do melhor e mais alegre lugar pra se morar no DF
Postar um comentário