sábado, 4 de dezembro de 2010

Incompetência e Descaso


Acabamos de gastar milhões e milhões em vias publicas no DF e o que vimos foi um show de incompetência.

Vias já sub-dimensionadas, tanto para o volume como para a carga, onduladas, desalinhadas e sem escoamento para as águas pluviais onde vemos em dias de chuva verdadeiras piscinas onde deveríamos ver pista de rolamento.

Resultado: trânsito caótico e vias esburacadas, trazendo prejuízos aos motoristas mesmo antes da sua inauguração oficial.

O mais interessante é que essas mesmas empresas desenvolvem projetos no exterior com um grau de qualidade elevado e longe de cometerem esses mesmos erros absurdos.

Será que os bons engenheiros estão ocupados desenvolvendo projetos em outros países e os que permanecem aqui são os incompetentes? Essa poderá ser uma possibilidade, porém, prefiro não acreditar nela por motivos óbvios.

Mas então como explicar esse descaso com as obras públicas?

Na minha cabeça de questionador vêm algumas respostas a essa minha pergunta que são: a certeza da impunidade e a incompetência e corrupção dos agentes públicos de fiscalização.

Faz-se o quiser fazer, da forma mais barata, mais descompromissada, mais afastada das técnicas avançadas e disponíveis,  e recebe-se o pagamento por isso.

Como o poder público é incompetente para cobrar as garantias, quando as mesmas se desgastam o pessoal do “tapa buraco” vai lá e a custa do recursos públicos, novamente, faz um remendo e tudo fica por isso mesmo quando esses reparos deveriam está inclusos na garantia da obra.

A população fica com uma via remendada, menos eficiente e além de tudo mais cara pois!

Será que parecemos palhaços ou na realidade somos mesmo palhaços para aceitar isso de “bico fechado”?

Nenhum comentário: