sábado, 11 de setembro de 2010

O Dossiê, o Escândalo da Receita e o José Serra

Uma completa e rápida investigação e conseqüente conclusão sobre o Escândalo da Receita seria algo de extrema importância. A punição de todos que se utilizaram das suas prerrogativas profissionais para acessar dados sigilosos sem uma motivação outra que a de ofício, deveria ser exemplar. Nesse caso a maior beneficiada seria a Dilma Rousseff.

Porque pensar isso?

O José Serra tem usado esse episódio como algo para bater e crescer em cima da candidata do PT enquanto não tiver uma conclusão. Mas ele não é convincente, não inspira sinceridade e não o é porque sabe que essa argumentação, além de fraca não tem qualquer consistência.

Por quê?

Porque até o momento o dossiê tão aclamado não apareceu, não tem nenhuma prova que ele foi elaborado e a pergunta que fica no ar é: em que ele poderia ajudar na candidatura da petista?
Bem, ele poderia ser importante se o sigilo quebrado fosse o do próprio Serra e nessa quebra encontrassem algo que o incriminasse. Isso não aconteceu.

É verdade que sigilos de outras pessoas ligadas ao Serra foram “quebrados”. Nesse momento, antes da conclusão das investigações não poderemos dizer que foram por força do ofício, por bisbilhotice ou por motivação política.

No caso do Eduardo Jorge Caldas Pereira, nada mais que natural que pessoa como ele esteja na mira da receita, pois, ele tem que “justificar também como conseguiu, tendo sido funcionário público a vida inteira, juntar dinheiro suficiente para se exibir agora como novo milionário.” (IstoÉ  - N° Edição:  1607 - 12.Jul.00 - 10:00 (http://www.istoe.com.br/reportagens/29737_AS+JOGADAS+DE+DUDU+?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage).

No caso da filha e genro do Serra é um caso que também deverá ser explicado, embora não exista nenhuma motivação aparente para que o sigilo seja acessado.
Mais uma vez pergunto, de que forma essas informações poderiam ser de valia para essa campanha se a mesma não foi explorada?

Ela não é necessária e nem seria facilmente utilizada, pois poderia servir de prova contra a candidata Dilma levando-a a ter sua candidatura impugnada.
Pessoas esclarecidas devem por outro lado sentido ojeriza ao escutar o Serra trazer para o cenário político e explorar seus próprios netos, trazendo-os para o contexto, para alcançar os votos que até agora não conseguiu com sua campanha, quando diz:

“- Estou indignado porque invadiram a vida da minha filha, agora do meu genro, o que significa invadir a vida dos meus netos. Eles estão sendo agredidos pela máquina oficial em nome de uma campanha; querem prejudicá-los para prejudicar a minha campanha eleitoral.”

O José Serra é o único responsável por trazê-los para a campanha, e se alguém os está prejudicando por isso é o próprio Serra, seu avô.

É uma pena que o Serra, com essas suas atitudes tenha deixado de trazer para os possíveis eleitores seu programa político. A única informação trazida para o eleitor é que pretende criar mais um ministério, o Ministério da Segurança! Que é um dos maiores absurdos que poderia acontecer, pois estaria duplicando o que pode ser  feito pela polícia federal e as outras polícias civis e militares. Um verdadeiro absurdo!

Todos devem torcer para que as investigações cheguem ao fim antes das eleições e que se houver culpados que sejam todos punidos,doa a quem doer.

domingo, 5 de setembro de 2010

Porque Não Voto No José Serra - Uma Carta Aberta a Um Amigo

Querido Amigo,

Obrigado pelo e-mail, mas, não posso concordar com ele. O mesmo trouxe muitas informações desprovidas de referência e se mostrou ser uma campanha aberta para o José Serra, longe se ser um “abra os olhos” e além de tudo com um “autor desconhecido”.

Vamos as minhas justificativas:

O Brasil é um país melhor hoje e grande parte disso se deveu ao Lula.

O país e cresceu e está crescendo além das expectativas, não só porque Lula e Fernando Henrique mantiveram o processo econômico (Plano Real) iniciado no governo do Itamar Franco, quando o ministro da Fazenda era Rubens Ricupero (http://www.fazenda.gov.br/portugues/real/planreal.asp), mas principalmente por causa de um processo de internacionalização sistemático, iniciado nos primeiros dias do governo Lula e muitíssimo criticado pela oposição, inclusive pelo José Serra.

O Brasil quase não sofreu com a grande crise Americana, crise essa sem precedente moderna e que atingiu todos os países do planeta. Parte disso aconteceu dada a política brilhante de expansão do comercio internacional que se deu início em 2003 com a posse de Lula. Com ela deixamos de ter os nossos “ovos em uma única cesta”. Eu posso atestar isso pelas minhas muitas viagens internacionais na América Latina, EUA, Europa e Ásia.

O Brasil, na época do FHC sofreu muitas crises: México em 1995; Asiática em 1997-98; Russa em 1998-99; Argentina 2001, Atentados terroristas nos EUA em 11 de setembro de 2001 e por último a falsificação de balanços da Enron/Arthur Andersen nada comparável à crise Americana de 2008 que atingiu todo o mundo. Mesmo assim o Brasil sofreu fortemente com todas elas. O Brasil estava frágil e assim ficou até o último dia do governo FHC sem que nenhuma medida efetiva fosse tomada para eliminar possíveis crises futuras.

Nessa mesma época o FHC privatizou várias empresas públicas lucrativas (as deficitárias continuam públicas até hoje). Não tenho nada contra a privatização, pelo contrário, sou um fã dessa idéia, porém, não posso suportar a realidade de ter vendido todas elas abaixo do que valiam e também ter visto esse dinheiro evaporar-se sem deixar resquício. Você sabe para onde ele foi? Eu não.

Tivemos durante o governo de FHC alguns escândalos, vejam alguns nos seguintes links de várias épocas publicados pela impressa independente.


Qual deles foi realmente investigado? A resposta é só uma: nenhum deles!

Até acredito que FHC tenha muito mais preparo para fazer um governo melhor que o de Lula, mas perdeu a sua chance e não fez.

Não fez por quê?

1.        Pura preguiça. Os últimos 4 anos de FHC o Brasil simplesmente parou... Você se recorda disso?
2.        E seu governo estava engessado porque tinha sempre que pedir as bênçãos ao cacique baiano Toninho Malvadeza.
3.        Tinha assessores como o famoso Eduardo Jorge envolvido em vários episódios nunca esclarecidos. Até hoje ele é um fantasma atrapalhando o progresso do partido.
4.        A Polícia Federal não tinha como hoje a liberdade para investigas alguns assuntos. Esse direito durante FHC foi cerceado. Leia em muitos documentos da época.
5.        Das poucas CPI´s criadas, quase nenhuma delas foi para  frente e nenhuma chegou a uma conclusão de bom senso, pois a argumentação era: “CONGRESSO NÃO É DELEGACIA DE POLÍCIA”

Uma lista nada desejável, não é mesmo?

E com o José Serra é um político reconhecidamente centralizador, não será diferente. O seu plano de governo fala em criar um Ministério da Segurança... Qual será a verdadeira motivação por trás disso?

Não conheço nenhum bom administrador cuja sua característica principal seja a de ser centralizador. Portanto essa não é uma característica desejável para um líder, concorda? Um líder tem que ter carisma! E isso ela não tem!

Sua característica centralizadora é tão forte que até o fechamento das portas da inscrição da sua candidatura não tinha escolhido um vice. Escolheu um que se não lhe oferecesse nenhum tipo de ameaça, por ser um jovem, sem expressão política. E para completar, antes de assumir já falou muitas besteiras (http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/07/21/acusacao-de-elo-pt-farc-ja-rendeu-punicao-do-tse-a-serra-veja-historico.jhtm) e que rendeu punição do TSE à candidatura Serra.  Esse foi um caso tão sério que até a candidata Marna Silva criticou a afirmação desse novato. Depois por pressão do partido foi obrigado a desmentir, em entrevista, a sua afirmação anterior (http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2010/08/24/04021B3464D4A143C6.jhtm).

Essa não é a primeira e nem a ultima acusação gratuita contra a Dilma e seu partido. O PSDB do Serra tem feito uma campanha de guerrilha com acusações gratuitas sem comprovação e que ainda poderá trazer problemas à sua campanha. O interessante é que desde o início o PT não utilizou esse tipo de campanha, mesmo quando contava em desvantagens nas pesquisas.

O Serra tem substituído o carisma que ele não tem por arrogantes afirmações contra o Lula e a sua candidata a presidência da república. Isso mostra muito bem o seu caráter e o seu estilo de trabalho. É isso que queremos para nós?

Se a Dilma tem pouca experiência política, o Índio da Costa não tem nenhuma e ocupará o cargo de presidente todas as vezes que o Serra viajar e em caso de óbito. Nesse último caso ocupará a presidência de forma definitiva. Estamos nós prontos para isso?

Usando o jargão do futebol sempre dizemos... “um time que está ganhando não se mexe”... Se isso for verdade porque será que o José Serra que se considera um grande economista é contra a independência do Banco Central e do Câmbio flutuante? Itens esses muito importantes na estabilização da economia e ferramentas que fizeram do nosso país um país forte para ultrapassar a grande crise Americana com pouquíssimos efeitos colaterais. Você se recorda do seu “piti” quando a Mírian Leitão jornalista econômica da rede globo o questionou a esse respeito? Caso tenha dúvida leia os links abaixo:


Notem que independência do banco central e o câmbio flutuante é a tendência de todos os países desenvolvidos e os países emergentes, com exceção da China que é um país comunista.

Acho que a pergunta que você quer saber de mim é:

O Lula foi um presidente prefeito?
Minha resposta é:
Não longe disso, porém, foi o melhor presidente que conheci depois da ditadura militar e restabelecimento da democracia. No ano passado ele ganhou o mais desejado prêmio mundial dado a um chefe de estado: “Estadista Global do Fórum Econômico Mundial”. Caso queira saber um pouco mais leia o que foi escrito na Folha On Line: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u682217.shtml

Se Lula fosse candidato você votaria nele?
Minha resposta é:
Sim sem sobra de dúvidas.

Quem é o melhor candidato para ocupar a presidência da república conforme o seu conhecimento e estudo político?
Minha resposta é:
Marina em primeiro, Dilma em segundo e José Serra em último. Nos outros “presidenciáveis” não votaria de forma alguma. Anularia meu voto.

Por favor, amigo, não caia em e-mails que são no mínimo parciais e que longe de se preocupar com o futuro do país está preocupado em alavancar a candidatura do José Serra que, por causa de competência se encontra onde está.
Esse e-mail é uma tentativa desesperada para reverter o que “parece” já está definido, ou é assim que o próprio Serra acredita.

Estude os seus candidatos e vote no melhor. A minha candidata é Marina Silva e entre Serra e Dilma num segundo turno, claro que o meu voto será da Dilma, com certeza.

Um forte abraço,




De: um amigo
Enviada em: sábado, 4 de setembro de 2010 13:44
Assunto: Fwd: VIRADA CONTRA O PT - FORA DILMA


ENCAMINHO O TEXTO PORQUÊ CONCORDO EM GRANDE PARTE COM O QUE ESTÁ ESCRITO ALI, SE VOCÊ CONCORDA, ENCAMINHE, SENÃO, APAGUE.

Caros amigos,

 ATENÇÃO: Muitos somos!
Vocês se lembram das DIRETAS JÁ?
Lembra-se da corrente para derrubar a Medida Provisória que criava mais impostos para as empresas de prestação de serviços?
E da recente corrente da FICHA LIMPA?
Então? Todos estes FORAM MOVIMENTOS NACIONAIS VITORIOSOS PORQUE NOS EMPENHAMOS TODOS PARA QUE NOSSA VONTADE PREVALECESSE!
 VAMOS DERROTAR A DILMA PESSOAL!
NÃO VAMOS DEIXAR ESTA PESSOA DECIDIR O FUTURO DE NOSSOS PRÓXIMOS 4 ANOS QUE PODERÃO SIGNIFICAR MUITO NA VIDA DE CADA UM DE NÓS!!!
PENSEM NISSO E FAÇAM ESTA CORRENTE CONTINUAR, REPASSANDO ESTE EMAIL PARA SEUS AMIGOS E FAMILIARES, PARA QUE A CORRENTE NÃO PARE!
Importante esclarecimento:
Se esta mensagem circular de maneira vigorosa, o Jornal Nacional vai ter que enfrentar o Lula e perguntar aquilo que todos nós queremos saber.
Queremos que Bonner e Fátima façam as perguntas a Lula que o Reinaldo Azevedo sugere para a entrevista do Jornal Nacional:

1) O senhor prometeu criar 10 milhões de empregos e chegará ao fim do mandato criando quatro milhões. Neste tempo, a renda da classe média caiu, e os empregos gerados se concentram na faixa de até 2 salários mínimos. A chamada distribuição de renda do seu governo não se faz à custa do empobrecimento dos menos pobres?

2) O Senhor disse que banqueiro lucra no seu governo e, por isso, não precisa de Proer. O Senhor sabe quantos Proers o Brasil paga por ano para sustentar os juros reais mais altos do mundo?

3) O seu filho, até bem pouco tempo antes de o Senhor assumir a Presidência, era monitor de Jardim Zoológico e, hoje, já é um empresário que a gente poderia classificar de milionário. O Senhor não acha uma ascensão muito rápida?

4) Genoino sabia do mensalão. Silvio Pereira sabia do mensalão. Dirceu sabia do mensalão. Ministros foram avisados do mensalão.
Só o senhor, da cúpula, não saberia. O senhor não acha que, nesse caso, não saber é tão grave quanto saber? E se houver mais irregularidades feitas por amigos seus que o senhor ignore?

5) Presidente, na sua gestão, as invasões de terra triplicaram, caiu o número de assentamentos e mais do que dobrou o número de mortos no campo. Como o senhor defende a sua política de reforma agrária?

6) O senhor não tem vergonha de subir em palanque onde estão mensaleiros e sanguessugas?

7) Presidente, em 2002, o Brasil exportava a metade do que exporta hoje, e o risco país era sete ou oito vezes maior. O país pagava 11% de juros reais. Hoje, continuamos a pagar mais de 10%. Como o senhor explica isso?

8) Em 2002, o governo FHC que o Senhor tanto critica repassou para São Paulo, na área de segurança, R$ 223,2 milhões.
Em 2005, o seu governo repassou apenas R$ 29,6 milhões. Só o seu avião custou R$ 125 milhões.
Não é muito pouco o que foi dado ao Estado que tem 40% da população carcerária do país?

9) Quando o Senhor assumiu, o agro negócio respondia por mais de 60% do superávit comercial. Quase quatro anos depois, o setor está quebrado, devendo R$ 50 bilhões. O Senhor não acha que o seu governo foi um desastre na área?

Esta é uma corrente...
Funciona assim:
Se você passar este e-mail para pelo menos 10 outras pessoas e estas passarem para outras 10, e assim por diante, ao final de outubro um milagre irá acontecer e beneficiará você e sua família e a todas as famílias que repassaram esta corrente. Já se você simplesmente ignorar esta corrente, não a repassando, ao final de outubro você será amaldiçoado com o pior de todos os pesadelos: aturar a ``sanguinária terrorista" por quatro longos anos de sua vida!!!!

Pense bem!!
Vamos relembrar as "qualidades" do nosso Presidente:

-ele NUNCA trabalhou, apesar de ser "Líder" dos trabalhadores;
-ele tem um belo salário do Partido, sem trabalhar;
-ele também recebe pensão como ANISTIADO (????)
-ele tem aposentadoria;
-ele tem filhos estudando no exterior;
-ele não paga aluguel da mansão onde mora;
-ele desconhece os preços de supermercado, padaria, farmácia, açougue, etc.;
-ele viaja (e muito) de avião luxuoso comprado com nosso dinheiro só para ele;
-ele não fala inglês, espanhol ou outra língua, nem o português;
-ele tem ternos italianos;
-ele não tem experiência administrativa;
-ele não tem humildade;
-ele traiu todos seus compromissos de campanha;
-ele defende, hoje, tudo quanto atacava e era contra na política do Presidente anterior;
-ele não tem vergonha em dizer que "é do povo", mesmo vivendo como um rei.

Não se esqueçam!
Foi a Internet que ganhou o plebiscito do desarmamento.
Portanto, podemos vencer essa eleição também, se nos concentrarmos em um candidato melhor que o Lulla.
E, com a Dilma: PODE FICAR MUITO PIOR!!!
Vamos fazer a nossa parte.
Encaminhe essa mensagem a TODOS que você conhece, pois:
"Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino".


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lei da Ficha Limpa garante preceito constitucional da moralidade no cargo

Lei da Ficha Limpa garante preceito constitucional da moralidade no cargo

Alexandre Garcia esclarece que Lei da Ficha Limpa não é lei penal e por isso pode retroagir para garantir moralidade dos candidatos.

A possibilidade de se votar o processo contra o candidato ao governo do DF Joaquim Roriz apenas após as eleições é um risco. O TSE considerou, com base na Lei da Ficha Limpa, que ele não pode se candidatar, mas os advoagos da coligação que o apoia recorerão ao STF.

Isso tem acontecido. A pessoa é eleita, assume e lá depois da metade do mandato é cassado. Já aconteceu na Paraíba e também no Maranhão. Todo mundo vai para o Supremo, pois lá se decidem as questões constitucionais. Os que vão recorrer alegarão que a Lei da Ficha Limpa não pode vigorar para trás, retroagir contra o réu.
Acontece que este princípio constitucional só vale para a Lei Penal. Qualquer cidadão mediano que saiba ler, como disse o advogado de Roriz, vai encontrar no Artigo 5º, parágrafo 40: A Lei Penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.

O Supremo só vai precisar esclarecer que a bendita Lei da Ficha Limpa não é lei penal. Ela foi aprovada antes que começasse o processo eleitoral. Portanto vale para estas eleições, como já entendem muitos ministros do Supremo. E é uma lei que estabelece condições para o registro de candidatos. É condição de moralidade para receber um mandato do povo.
Como lembrou o presidente do TSE, renunciar para fugir ao processo de cassação é fraudar este mesmo processo. Um ato de força, arbitrário, unilateral. Como se alguém pudesse fugir de um processo penal renunciando à cidadania.
E a Lei da Ficha Limpa, ou lei da exigência óbvia da moralidade, o Supremo há de lembrar que é consequencia da Constituição, que exige moralidade no cargo público (Artigo 37). E estabelecen no Artigo 14, parágrafo 9º, que lei complementar estabelecerá casos de inegibilidade a fim de proteger a moralidade e a probidade considerada a vida pregressa do candidato.

Não poderia ser mais clara a Constituição. Demorou 16 anos para ser cumprido, mas chegou com um projeto de iniciativa popular. E a opinião pública exigiu que a Câmara e o Senado aprovassem maciçamente.
Resta agora aqueles que se julgam prejudicados o direito de espernear.
Fonte: www.g1.com.br